Nosso Blog

Memórias – Dr. João Batista Rosa

Dr. João Batista Rosa

Nasci na Fazenda de Sete Voltas, no município de Sacramento, MG, em 23 de junho de 1942.

Iniciei meus estudos no Colégio Estadual de Uberlândia e posteriormente no Colégio Brasil Central durante o ensino secundário.

Ingressei no curso de Contabilidade do Brasil Central e, mais tarde, no primeiro ano de Economia.

Em 1976, busquei especialização no Hospital São Francisco e no Hospital Infantil em Ribeirão Preto. Obtive aprovação no concurso da UFU em 1980, onde trabalhei até 1997. Durante esse período, atuei dentro do hospital da construtora Mendes Júnior em Itumbiara e no município de Teodoro Sampaio - SP, de 1997 a 2000 na SAMA.

Desenvolvi pesquisas na área de Anestesiologia, colaborando com a UNICAMP, e participei ativamente do projeto extramuros da UFU sobre o "Amianto" crisotila, investigando sua possível cancerogenicidade.

Minha dedicação à pesquisa e à área médica contribuiu significativamente para o avanço do conhecimento sobre o amianto crisotila e seus potenciais efeitos cancerígenos.

Um marco importante foi trazer a escola de residência médica para Uberlândia em 1981, fortalecendo o ciclo do aprendizado e o desenvolvimento da cooperativa.

Outro momento marcante foi a fundação da cooperativa Coopanest-TM, em 20/02/1993.

A criação teve como objetivo promover mudanças culturais na cidade e região, assegurando todos os direitos dos médicos anestesiologistas. Há três décadas, os anestesistas não eram reconhecidos como médicos, sendo vistos apenas como funcionários do médico cirurgião, com interação limitada com o paciente. Os pagamentos eram feitos pelo cirurgião, sem uma remuneração justa. Enfrentamos muitos obstáculos para concretizar o sonho de igualdade, unindo a classe dos anestesiologistas para apoiar e integrar a cooperativa. Reportagens em grandes emissoras de TV foram essenciais para mudar a cultura da população e dos cirurgiões, destacando o trabalho dos anestesistas. Em parceria com a CoopanestGO, demos os primeiros passos, estabelecendo a sede e contratando secretária para melhorar o atendimento.

Hoje, após três décadas, construímos uma cultura sólida e inquebrável, fortalecendo a classe dos anestesiologistas em Uberlândia, Uberaba, Araguari e Ituiutaba. Ainda há desafios a superar para expandir nossa cooperativa, enfrentando antigas culturas arcaicas. Deixo como tarefa para as próximas gestões a continuação desse caminho, pois a vida é uma corrida de 400 metros, onde um inicia os 100 primeiros metros e passa o bastão para o próximo. Encerro com uma reflexão para as novas gerações: "Temos que viver de tal forma que, ao partirmos, deixemos mais de nós nos outros do que nos levamos dos outros. Através da bondade, caridade e contribuição para um mundo melhor."

Últimos Artigos

Email
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Memórias – Dr Antônio de Pádua Faria

Memórias – Dr Antônio de Pádua Faria

Nasci em 1952 na cidade de Tupaciguara, onde morei e estudei até os 16 anos de idade. Logo após, mudei-…
Memórias – Dr Nilson de Camargos Roso

Memórias – Dr Nilson de Camargos Roso

Nasci em Uberaba no ano de 1946. Me formei em 1970, na décima segunda turma da Faculdade de Medicina do…
Memórias - Dr. João Batista Rosa

Memórias - Dr. João Batista Rosa

Nasci na Fazenda de Sete Voltas, no município de Sacramento, MG, em 23 de junho de 1942. Iniciei meus estudos…